quarta-feira, 20 de abril de 2011


Weblogs e Educação - contribuição para a construção de uma teoria
Imagem: Disponível em: < http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1024&bih>
No módulo anterior, discutimos a introdução das TIC na Educação, destacando a inclusão digital e a autonomia dos sujeitos para utilizarem as metodologias apoiadas nas tecnologias digitai, no processo de ensino-aprendizagem.
Neste contexto, fez-se uma reflexão de como aprender, face às novas ferramentas, pois a educação formal há muito não atrai o aluno. 
Na busca por novas metodologias que contemplem a introdução das TIC em sala de aula, figuram os blogs como ferramentas que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem, rompendo modelos estáticos, onde o professor e o livro didático eram as únicas fontes de informação em sala de aula. Essa ferramenta configura um  paradigma dinâmico, integrando todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem como autores e atores, gerando novas redes de conhecimento através autonomia e cooperação.
Os blogs na educação alteram a percepção de educadores e alunos, quanto ao  papel de mero “diário virtual” de  espaço para emoções e assuntos, muitas vezes considerados, fúteis. Atualmente, os blogs assumem o papel como possibilitador de novos ambientes virtuais de aprendizagem, com características facilitadores de interação/cooperação e autoria/autonomia.
Interação e cooperação possibilitam ao autor e leitor a construção de textos coletivos e cooperativos, através de reflexões, gerando novas redes de conhecimento e ambientes colaborativos como resslata Mantovani:

Assim, é através das interações que o sujeito desencadeia um processo interno de construção, que o levam a compartilhar idéias e gerar novas interações. É nesse processo que se pode construir uma relação de cooperação. (2006, p. 332)

Autoria e autonomia são características que dão flexibilidade ao blog, sendo construídos e alterados de acordo com a necessidade dos professores e alunos que,  segundo Mantovani “o próprio ambiente estimula a construção de conhecimentos necessários para realizar as alterações desejadas, tornando o usuários autor e organizador do seu próprio espaço". (2006. p.335)
O Blog destaca-se como uma ferramenta acessível pela simplicidade e flexibilidade na de construção e no desenvolvimento, incentivando e motivando seus autores e leitores no desenvolvimento de habilidades criativas, criticas e reflexivas como cita Gutierrez: "o weblog, como ambiente de aprendizagem por ser inacabado e aberto, por apresentar uma série de recursos e demandar  outros". (2005, p.10)
As ferramentas tecnológicas possibilitam o aprender em rede de forma colaborativa, facilitando a relação professor-aluno. O Conhecimento quanto mais compartilhado mais de expandi, portanto usar todo aparato tecnológico disponível é ganhar conhecimento no mundo digital.
A inserção das TIC em sala de aula é formar "Senhores das Águas" num mar sem fronteiras.

REFERÊNCIAS
MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na educação: construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica. Disponível em: <http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?inpopup=true&id=12200> Acesso em 18 abr. 2011.
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. Disponível em: <http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?inpopup=true&id=12201> Acesso em 18 abr.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário