segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Dia "D"
Dia Drummond
(31/10/1902 - 17/08/1987)
Fonte: Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/
Imagem: Disponível em:
<
http://singrandohorizontes.wordpress.com/2010/02/13/carlos-drummond-de-andrade-antologia-poetica/>

O dia 31 de outubro é especial para a literatura brasileira. A data é o aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade que ganhou um dia só para ele e será comemorado em sete cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty e Itabira), ainda Lisboa em Portugal.
O Dia "D" será um dia dedicado às obras de Drummond e  a partir deste ano será comemorado, em 31 de outubro, o Dia "D" com ampla programação: exposições, fotos, desenhos, filmes sobre o poeta e leitura de poemas.
Drummond escreveu sobre o aniversário:

Carlos Drumond de Andrade
O tempo passa?  Não passa!
O tempo passa? Não passa no abismo do coração.
Lá dentro perdura a graça do amor, florindo em canção.
O tempo nos aproxima cada vez mais, nos reduz a um só verso e uma rima de mãos e olhos, na luz.
Não há tempo consumido, nem a economizar.
O tempo é todo vestido de amor e tempo de amar.
O meu tempo e o teu, amada, transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada, amar é o sumo da vida.
São mitos de calendário tanto o ontem como o agora, e o teu aniversário é um nascer a toda hora.
E nosso amor, que brotou do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou o apelo da eternidade.

2 comentários:

  1. Oi, Sueli adorei o blog!
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. "...E a matéria se veja acabar: adeus, composição
    que um dia se chamou Carlos Drummond de Andrade.
    Adeus, minha presença, meu olhar e minhas veias grossas,
    meus sulcos no travesseiro, minha sombra no muro,
    sinal meu no rosto, olhos míopes, objetos de uso pessoal,
    ideia de justiça, revolta e sono, adeus,
    vida aos outros legada."

    ResponderExcluir