domingo, 8 de janeiro de 2012

07 de Janeiro
Dia do Leitor
Imagem: Disponível em:http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/06/dia-do-leitor/ >
Atualmente, de acordo com o Instituto Pró-livro, a média anual de leitura no Brasil é de 1,3 livro/pessoa. Na tentativa de reverter estes números, na data instituída para comemorar o Dia do Leitor, o Ministério da Cultura (MinC), destaca ações para o Incentivo à leitura inserida nas metas do Plano Nacional de Cultura 2010/2020, aprovado em 13 de dezembro passado.
Entre as diversas ações em execução destaca-se a Modernização de Bibliotecas e a formação de Agentes de Leitura e ainda, ações em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) que objetivam o “barateamento” dos preços dos livros, viabilizando o acesso ao livro, por compra, a todas as classes sociais diversas.
No final de 2010, o MinC publicou a Portaria 117, que institui o funcionamento das bibliotecas públicas nos municípios, como pré-requisito para que as prefeituras ou estados recebam recursos do Ministério da Cultura.
Para que falar em cultura quando se tem tanta miséria? Para poder lutar contra a miséria!(Mindlin, 2006).
O momento é de compartilhar, acreditando no poder de mudança pela Educação e Cultura, sem esquecer a esperança... que, Graças a ela pode-se enfrentar calamidades sem desistir de viver.

Parabéns a todos os leitores e incentivadores da leitura!!!

Referências Bibliográficas
Portal da Cultura. Dia do leitor. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/06/dia-do-leitor/> Acesso em: 07 jan 2012.
Programa Memória Roda Viva. Entrevista com José Mindlin. São Paulo: Tv Cultura, 18 dez 2006. Disponível em: <http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/415/entrevistados/jose_mindlin_2006.htm> Acesso: 07 jan 2012. duração: 2h 46min

2 comentários:

  1. Tomara que os governos invistam mais em cultura e que a leitura se torne um hábito acessível a todos e não privilégio de poucos. Investimento em educação é economia em outras áreas,como saúde, por exemplo,pois quem se informa,cuida mais de si e de tudo .

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a educação e cultura não são levadas a sério no nosso país,formando cidadãos sem memória... Os interesses políticos e econômicos sobrepoem os reais interesses e necessidades da comunidade.

    ResponderExcluir