quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de Março
Dia Mundial da Água
Imagem: Disponível em: < http://www.sempretops.com/informacao/dia-mundial-da-agua/  >

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser comemorado no dia 22 de março de 1992. Mas por que a se preocupar com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por ÁGUA?
O problema é que apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e ainda, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
O Dia Mundial da Água foi instituído com o objetivo principal de elaboração de medidas práticas para resolver o problema através ações, reflexões e, principalmente a conscientização da gravidade e importância do problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “DeclaraçãoUniversal dos Direitos da Água”, com várias medidas, sugestões e informações visando o “despertar” da consciência ecológica da população e governantes para a questão da água.
É importante ressaltar que devemos comemorar esta data todos os dias através de pequenas atitudes do nosso dia-a-dia, que colaborem para a preservação e economia deste bem natural, como: não jogar lixo nas ruas, nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
 O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
 Sem a água não haveria vida!

Água e sentimentos
Imagem: Disponível em:http://wwwdizemporai.blogspot.com.br/2011/04/agua-de-oceano-victor-e-leo-composicao.html> 

A água também simboliza os nossos sentimentos, pois ela, bem como as emoções, é o veículo para a manifestação da vida. Assim como acontece com água, também poluímos nossas emoções e sentimentos puros com todo tipo de bobagens. Desde a preocupação com a aceitação por outras pessoas até circunstâncias e experiências que nos afrontam e nos diminuem emocionalmente.
Geralmente revidamos a essas situações de forma colérica ou simplesmente "engolimos o sapo", sem tentar buscar uma solução válida e que traga crescimento e aprendizado.Ao contrário de deixarmos o medo, o maior poluidor de nossas emoções e sentimentos - habitar nossos pensamentos e definir nossas ações, devemos expressar o amor que nos liberta e nos purifica destas toxinas emocionais.
O amor é o contrário do medo, e o medo é o contrário da vida. Afinal, não há vida plena onde há medo, e não há medo onde há amor. Querer, sentir e executar o amor é tarefa bela de se dizer e difícil de se concretizar, mas vale a pena quando tentamos realizá-la.
Esta tentativa é também chamada de coragem. A palavra coragem significa agir com o coração, ou agir com amor. Portanto, seja corajoso, ame, despolua, purifique e consagre o seu interior.


Por Allan Lopes - Geobiólogo, autor do projeto Geosounds - Melodias para a Terra, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Geobiologia (IBG). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário