segunda-feira, 21 de maio de 2012

20 de maio
Originada na Grécia, a Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. O curso tem por o objetivo a formação de um profissional capaz de atuar nos diferentes sistemas de ensino, compreendendo-se enquanto ser ético, justo, crítico, e trabalhando para a formação de uma sociedade igualitária, identificando as diferentes leituras entre o processo de ensino-aprendizagem e as relações que permeiam a prática educativa, além de compreender e respeitar a diversidade sócio-cultural existente no âmbito escolar.
A Pedagogia tem como símbolo a coruja, e não é por menos, afinal a coruja é, em geral, um símbolo de inteligência. Esse conceito vem também da Grécia antiga. A coruja era o símbolo da deusa Atena, que era protetora da cidade de Atenas. Essa deusa era uma guerreira, protetora, era sábia e também batalhadora e essas características de Atena são representadas pela coruja.
É para os guerreiros, protetores, sábios e batalhadores pedagogos, que o dia 20 de maio foi oficializado como dia do pedagogo.
                        Pedagogia
"Para aprender é necessário um desejo. Desejo de imitar, copiar. Para imitar é necessário identificar-se com um modelo. Tanto educando com educador, quanto educador com educando. Educando no desejo de identificação de ser como, saber como, aprender com.
Aprender envolve introjeção de modelos, mediados pela cópia, pela imitação. Aprendemos sempre a partir de um modelo, nunca do nada. Não existe ação educativa que prescinda de modelos.
[…] Aprender é superar modelos, recriando-os, e ao mesmo tempo construindo o próprio. Superação que se constitui num longo e permanente processo de aprendizagem de imitação, copiando, reproduzindo, re(a)presentando, para depois recriar. É nesse sentido que o sujeito (criança, adolescente ou adulto) faz o percurso do espectador (reproduz), do ator (representa) e só depois do autor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário