terça-feira, 12 de março de 2013

12 de março
Dia do Bibliotecário

Imagem: Disponível em: <https://www.facebook.com/Bibliotrom
Biblio o quê?
Esta é uma das perguntas frequente quando respondemos qual é a nossa profissão:
Seguida da inevitável, segunda pergunta:
Pra que bibliotecário se tem computadores?

Estas indagações e tantas outras demonstram, na maioria da vezes, a falta de conhecimento sobre a profissão e sobre o leque de possibilidades de funções que um profissional bibliotecário exerce.
Ao longo da história, o homem, na intenção de perpetuar a sua memória, cultura e conhecimento, vem tentando registrar de várias formas e em vários suportes as informações.
Em paredes de cavernas, tábuas de argilas ou em manuscritos em pergaminhos, as informações eram disseminadas lentamente e para poucos privilegiados, isto é restritas a poucos, como  alguns membros da nobreza e principalmente do clero, trancadas em castelos e mosteiros.
Com o advento da imprensa (considerado o primeiro "boom" informacional), o processo de disseminação das informações tornou-se mais dinâmico e por consequência, ocorreu uma socialização mais ampla.
O bibliotecário nesse contexto, destacava-se como um profissional que detinha uma cultura geral em todos as áreas do conhecimento.
Com a introdução das tecnologias nos vários segmentos da sociedade contemporânea, principalmente nos anos "80", ocorreu um real "boom informacional", disseminando as informações de maneira "desenfreada", exigindo mudanças radicais nas diversas profissões.
Para o profissional bibliotecário não foi diferente. 
Num universo onde as informações multiplicam-se a cada segundo, o bibliotecário necessitou rever conceitos e posturas frente aos novos paradigmas.
Alguns profissionais denominam esse processo de "reciclagem profissional"... eu, pessoalmente,  prefiro chamar de "enfrentamento"...  Um processo dinâmico, mas muito dinâmico, que exige do profissional bibliotecário uma corrida em busca de qualificação para não se tornar um mero "apertador de botões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário