quarta-feira, 13 de março de 2013

13 de março de 2013
Temos um Papa
Imagens: Disponível em:
 <http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2013/03/13/
como-chamar-o-novo-papa-francisco-ou-francisco-i/>
Hoje, em Roma (Itália) - berço do Catolicismo, foi eleito e aclamado o Papa que substitui o Papa  Bento XVI, cuja renúncia foi anunciada em 11 de fevereiro e consolidada em 28 de fevereiro passado.
Imagens: Disponível em: <http://jornalanoticia.com/portal/?p=519>
O conclave (latim - Chave em português), denominação para o processo que reune os Cardeais que votam e elegem, em reuniões secretas, o Papa. Enclausurados e incomunicáveis, os Cardeais obedecem a protocolos estabelecidos e rituais a serem seguidos, até que ocorra um consenso entre pelo menos, de 2/3 dos Cardeais. Depois de dois dias reunidos e na 5ª votação, foi eleito o sucessor do Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger - Alemanha). 
O novo Pontífice é o Cardeal Jorge Mário Bergoglio - PAPA FRANCISCO, natural da Argentina e da Ordem dos Jesuítas.
Imagens: Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/
sucessao-do-papa/conteudo.phtml?id=1353353>
Ao ligar a TV, coincidentemente, saia da chaminé instalada na Capela Sistina a fumaça branca, símbolo que anuncia ao mundo que os 115 Cardeais reunidos no Conclave, elegeram o novo Papa:
 Habemus Papam!!!
Independente da crença ou religião o Papa é uma figura de grande relevância no cenário mundial.
Enquanto aguardava o anúncio de quem foi o eleito, fiquei pensando no peso desses fatos históricos e como eles serão relatados e lembrados no futuro. 
Me emocionei!
Não só pela escolha do Papa, mas o que aquele momento significava para a história da humanidade em todos aspectos: político, social, econômico e cultural. Assim, refletindo, percebi a importância do momento em estar vivenciando em tempo real, fatos que irão constar nos livros de história sob a ótica de quem os relatar... porém, ao fazer parte desta história, posso relatar esses mesmos fatos sob a minha percepção.
Considero um privilégio presenciar dois momentos importantes, um tanto quanto o outro: a renúncia do Papa Bento XVI e a eleição de seu sucessor, o Papa Francisco.
Bem-vindo Papa Francisco!
Que vença a tolerância em todos os segmentos
 que vença o bem
e triunfe a PAZ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário