terça-feira, 23 de abril de 2013

23 de abril
Dia Mundial do Livro e
do Direitos Autorais
Imagem: Disponível em: <https://www.facebook.com/Bibliotrom>
(por Thomazine, Sueli)
A UNESCO promove todos os anos, sempre nesta data (23 de abril), o evento criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, objetivando incentivar o hábito da leitura e o prazer de ler e a publicação de livros, protegendo os direitos autorais.
A internet, pela forma globalizada que dissemina as informações, muitas vezes, caracteriza a sensação de poder e impunidade, principalmente nas redes sociais onde ocorre a troca de mensagens instantâneas.
Estar protegido pela informalidade de como as informações são veiculadas, não significa que não haja valores éticos a legais a serem seguidos. Embora a Legislação esteja engatinhando em relação a este tipo de infração, já existem órgãos e profissionais especializados e capacitados para rastrear, detectar e punir essas ações ilícitas denominadas "crimes virtuais".
O Brasil, país que se encontra no top daqueles que lideram a questão da pirataria, tenta combater ainda, um crime que antecede a internet e é previsto pela Lei 9.610, combatido e temido pelos autores: o plágio. A internet veio apenas facilitar o acesso imediato às informações, propiciando um número imensurável de cópias, principalmente, de partes de documentos, sem fazer referência "ao proprietário" (autor intelectual) do mesmo. 
Portanto, assinar ou apropriar-se de obras ou parte delas indevidamente, é PLÁGIO!  
Essas práticas trazem danos morais para as partes, envolvendo ainda, prejuízos financeiros, intelectuais e morais, evidenciando a falsa impressão de se estar levando vantagem,  porém denotam uma imagem de caráter duvidável tanto intelectual quanto moral.

Referência Bibliográfica
BRASIL. Lei 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei dos direitos autorais. Diário Oficial [da] República Federetiva do Brasil, Brasília, DF, 19 fev. 2010.  Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm>  Acesso em: 30 set. 2010 12h22min
LIMA, Rodolfo Teixeira. Ética em computação: a Ética na internet. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/12457/1/Etica-em-Computacao-A-Etica-na-Internet/pagina1.html#ixzz111Bs64va> Acesso em: 30 set. 2010 10h14mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário