sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eventos comemorativos ao
Dia Nacional do Livro Infantil
18 de Abril  

Nessa semana as escolas do município de São José do Norte/RS promoveram diversas ações para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, sempre com o objetivo maior de incentivar à leitura e escrita.
A Biblioteca Pública Municipal "Delfina da Cunha", representada pela bibliotecária Sueli Thomazine, participou de alguns eventos apresentando sobre a importância da leitura e outras atividades de incentivo à leitura como a "Hora do Conto" e oficina de confecção de marcadores de livros.

Destaque para os eventos em que a Biblioteca Pública esteve presente:


16 de abril - E.M.E.F. "Dom Frederico Didonet"
No evento promovido pela escola situada na localidade do Barranco, a diretora Raquel das Neves Solano fez o lançamento do Projeto de Leitura: "Escritores em Ação", e a bibliotecária Sueli Thomazine palestrou sobre o tema: "A Leitura e suas construções", finalizando atividade de confecção de marcadores de páginas.


Imagens e edição: Sueli Thomazine


18 de abril - E.M.E.F. "João de Deus Collares" (JDC)
O evento denominado "Era uma vez... o universo mágico das histórias infantis", destacou as atividades de "Contação de Histórias" na E.M.E.F. "João de Deus Collares" (JDC), aplicadas pelas bibliotecárias e pós-graduadas em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (TIC-Edu/FURG) Luciana Monteiro Almeida Juliano Sueli Thomazine (responsável pela Biblioteca Pública Municipal "Delfina da Cunha") e ainda, Geovania Alves Mariano da Veiga (Acadêmica do curso Educação no Campo/UAB/UFPel).
A programação foi realizada para os alunos dos anos inicias dos dois turnos (manhã e tarde), e as apresentações foram divididas em dois momentos. A introdução sobre a vida e obra do escritor Monteiro Lobato e os personagens de sua obra Sítio do Pica-Pau Amarelo e outras considerações sobre o dia festejadoPosteriormente, num segundo momento, a bibliotecária Luciana que trabalha com "Contação de histórias" desde o ano de 2007 e dispõe de técnicas aprimoradas, encantou os ouvintes, proporcionando-lhes a oportunidade de interagirem com os personagens da história. 
Nesse processo, onde ocorre uma grande empatia entre contador e plateia, acreditamos estar plantando a sementinha pelo gosto da leitura.


Fotos e edição: Sueli Thomazine
Fotos e edição: Sueli Thomazine
Fotos e edição: Sueli Thomazine
Fotos e edição: Sueli Thomazine

Agradecemos a 
bibliotecária Luciana Monteiro Almeida Juliano
a acadêmica Geovania Alves Mariano da Veiga pelo trabalho voluntário.
Fotos e edição: Sueli Thomazine

19 de abril  - E.M.E.F. "Marechal Rondon"
A Biblioteca Pública Municipal "Delfina da Cunha" recebeu a visita da turma de educação infantil da Profª Simoni e  realizou uma breve exposição sobre a biblioteca pública e seu funcionamento. A seguir as crianças ouviram a leitura da história infantil - "Atrás da porta" da autora Ruth Rocha, cuja história enfoca a descoberta de uma passagem secreta dando acesso a uma biblioteca... assim a história vai se desenrolando e  transformando a vida de todas crianças da cidade.
As crianças ficaram empolgadas e no final da visita, todos foram presenteados com marcadores de livros e pirulitos.
Essas iniciativas demonstram o interesse pela promoção de uma Educação de qualidade e ao alcance de todos.
Fotos e edição: Sueli Thomazine

A Biblioteca Pública Municipal 
"Delfina da Cunha"
 parabeniza a todos pela promoção
 e participação nos eventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário