quarta-feira, 12 de junho de 2013

A História do
Dia dos Namorados
12 de junho
Imagem: Disponível em: <http://historiabruno.blogspot.com.br/2013/05/a-historia-do-dia-dos-namorados-12-de.html>
Hoje, 12 de junho, se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, mas a data tem origem no Valentine's Day.
Na maioria dos países do Hemisfério Norte comemora-se o Dia dos Namorados  denominado  “Valentine's Day” no dia 14 de fevereiro. A data tem sua origem na Ordem do Imperador Cláudio II (Roma), que - no século III, proibiu o casamento, com objetivo de concentrar mais homens solteiros em seus exércitos. Porém, Valentim, um sacerdote romântico, continuou celebrando casamentos em segredo, desacatando o imperador. Quando Cláudio II descobriu, condenou Valentin à morte. Na prisão, enquanto aguardava pela execução da sentença, o sacerdote recebia muitos bilhetes e flores de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. Nesse período ainda, ele apaixonou-se por Asterius, cega, filha de seu carcereiro. Reza a lenda que ela teria voltado a enxergar graças a um milagre de Valentim. Antes de ser executado, no dia 14 de fevereiro, ele teria deixado uma bela carta de despedida para sua amada, assinando com a expressão: "seu Valentim".

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho e tem sua origem em fatos não muito românticos. No final da década dos anos 40, um grupo de comerciantes paulistas estava insatisfeito com o volume de vendas nessa época do ano. A solução veio de uma agência de propaganda e o publicitário João Dória criou o slogan: "Não só de beijos vive o amor".
O dia 12 de junho foi criado pelos estrategistas por ser véspera de Santo Antônio, conhecido como casamenteiro. Atualmente, o Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas do comércio brasileiro e os corações apaixonados movimentam milhões de reais em nome do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário